©

English

Tratamentos Bem Sucedidos do Neuroma do Acustico
e a sua qualidade de vida

A maior parte dos novos pacientes assume que um tratamento bem sucedido do Neuroma do Acustico (NA) significa uma rápida recuperação , nenhuma complicaçào adicional, nenhum efeito colateral, nem rescidiva - seja com respeito à microcirurgia, seja à radiocirurgia. Infelizmente, êsse não é o ponto. Para entendermos porque, precisamos saber que todo procedimento médico tem seus "objetivos". E precisamos compreender que para os médicos, um procedimento médico é considerado um sucesso se êle atinge esses objetivos.

Para o tratamento do NA, os objetivos variam, de médico para medico, e para cada paciente. Mesmo para o mesmo paciente, esses objetivos podem variar muito, dependendo das habilidades de cada médico e o tipo de tratamento. Alguns dos possíveis objetivos para o tratamento do NA são:

1) remoção parcial do tumor
2) remoção total do tumor
3) remoção total, com preservação dos nervos da face e audição
4) interrupção do crescimento do tumor, embora afetando a qualidade de vida do paciente

Os objetivos mudam com o avanço da Medicina. Décadas passadas, antes do advendo da microcirurgia, o objetivo de uma cirurgia de NA era a remoção de quase todo o tumor, sem matar o paciente (objetivo 1). Hoje em dia, o objetivo de numero 2 é ainda comum. Nesses casos, o tratamento é considerado um sucesso, mesmo se ele deixa alguém com a face paralisada, deprimido e incapacitado (esse é o ponto mais extremo das complicações do tratamento do NA, e muitos pacientes não ficam incapacitados pelos tratamentos de NA).

Os melhores cirurgioes tipicamente se esforçam em atingir o objetivo 3.  Contudo, mesmo pacientes com o objetivo 3 podem experimentar uma queda significativa na qualidade de sua vida após um "tratamento bem-sucedido", como resultado de tais complicações tais como extrema fadiga, perda de concentração, vertigem e dores persistentes de cabeça.  Apesar disso tudo, contanto que a sua qualidade de vida tenha sido explicitamente colocada antes como um objetivo, seu tratamento será considerado um sucesso. Isso é algo que devemos ter em mente quando ouvimos falar algo como:

A grande maioria das microcirurgias de AN é muito bem sucedida.

Na realidade, o paciente médio ou padrão de AN experimenta uma significativa queda na sua qualidade de vida, como resultado da cirurgia, para uma média de 645 em 900 pontos possíveis (http://server400.aans.org/journals/online_j/sept98/5-3-3.html).

Isso é confirmado pelo Dr.Steiner na sua carta para a American J. of Oncology, 1996 (vol 17, numero X):

Em razão dos resultados frequentemente desfavoraveis, no que diz respeito à qualidade de vida, uma grande parte dos pacientes que se submeteram `a microcirurgia para a extirpação do vestibular schwannoma (NA) estão profundamente insatisfeitos.

Aqui está uma carta de um paciente de uma cirurgia de NA:

Eu passei por uma microcirurgia em Boston com o "deão" (DR.O) dois anos atraz. Quando eu liguei para ele, para discutir sobre a minha dor atual e intratável, sua seca resposta foi : "bem, como vai a sua face?".  O resultado disso é que eu ainda tenho que aguentar essa dor diária até que uma solução seja encontrada, sem o mínimo de cuidado ou atenção por parte desse neurocirurgiao. É isso mesmo, qualidade de vida, no meu caso, foi visto pelo meu neurocirurgião, como uma consequencia menor, e uma sobre a qual o meu cirurgiao nao tem um papel muito interessado.

Charlotte Collins, ccollins@ici.net

O objetivo 4 é comum entre os radiocirurgiões; eles consideram a qualidade de vida após o tratamento, incluindo todas as complicações possíveis, e suas estórias de sucesso são de pacientes que nada sofrem.  Mas, infelizmente, é difícil de se achar um neurocirurgião que inclua a qualidade de vida do paciente como seu objetivo. A mais recente literatura da ANA confirma isso:

O objetivo da cirurgia de NA é o de preservar a vida e deixar inalterados o quanto possível os nervos e outros tecidos involvidos'

Isso quer dizer que preservar a qualidade de vida dos pacientes não é o objetivo da cirurgia de NA, portanto não incluída na medida de sucesso de uma cirurgia.

Já foi o tempo em que preservar a vida do paciente era o objetivo da
cirurgia - como os tempos mudaram! Hoje em dia, os pacientes de NA podem ter expectativas bem elevadas, e eles devem procurar uma equipe que tenha por objetivo a preservação de sua qualidade de vida.

©

Last Edited: Friday, November 01, 2002