©

English    |   French

Do Brasil Para Staten Island
A história do Roberto

Meu nome é Roberto Procopio, e sou nascido em São Paulo, no Brasil, onde vivo. Eu tenho 46 anos de idade, sou casado com uma mulher maravilhosa e temos um filho de 23 anos chamado Ivan. Eu trabalho na área de vendas de softwares para computadores.

Eu fui diagnosticado como portador de um neuroma do acústico no início de Setembro de 1998, após um surto de problemas de equilíbrio corporal e muita pressão na parte traseira do cranio. Tinitus, quase desapercebido nos últimos 8 anos, começou a me incomodar muito, também.  Outros sintomas foram uma ligeira perda de audição no ouvido esquerdo e um pouco de vertigem e enjôo. Eu nunca antes tinha ouvido falar de Neuroma do Acústico, e não fiquei realmente chocado quando meu clínico geral disse-me que eu tinha um tumor de 2 centímetros, e que o mesmo pressionava o tronco cerebral. Mais ainda, eu não tinha muita sensibilidade facial, devido ao nervo afetado, o trigeminial.

Eu recebi a notícia numa sexta-feira e já na segunda eu partia para Frankfurt, para a famosa feira de livros. Lá, eu sabia que tinha alguma coisa de importante para acertar na volta. De volta ao Brasil, consultei 6 ou 7 especialistas que disseram-me: "não se preocupe, mas você perderá a audição no ouvido esquerdo, e poderá ter paralisia facial leve ou moderada". Como não me preocupar? Claro, que nenhuma menção à radiocirurgia.

Conversei com o meu irmão, que também é clinico geral, e nós dois nos tornamos pesquisadores pesados do assunto na internet. Acabamos, ao final de pesquisa, nos concentrando no FSR (radiocirugia esteriotática fracionada), um tipo de tratamento a base de raios que praticamente nao reporta problemas associados a ele, que é realizado em alguns poucos lugares nos EUA. Eu escolhi o Staten Island University Hospital porque o mesmo me enviou todas as informações possíveis - e ainda um video sobre o tratamento. Também importante, o Dr.Gil Lederman, que é o responsável pela unidade de radiocirurgia, me pareceu a melhor pessoa do mundo para irradiar o meu cérebro. São coisas difíceis de explicar!

Eu não quero induzir ninguém ao tratamento FSR; estou apenas dizendo que esse foi o tipo de tratamento adequado ao meu caso. Assim, viajamos eu, minha esposa e minha irmã no final de novembro de 98, e passamos lá um tempo bem divertido. Fomos ao shopping, a um local muito agradável em Staten Island chamado Richmond Town, passeamos no Central Park, e fomos a uma série de agradáveis restaurantes franceses e italianos, com pessoas muito divertidas lá. Durante o tratamento, talvez como efeito colateral do mesmo, senti um cansaço muito intenso e muita vontade de dormir.

Já fazem 10 meses que voltei de lá. Por vezes me sinto melhor, algumas vezes do mesmo jeito que antes, mas nunca pior. Eu ainda trabalho no mesmo ramo e empresa, e, de fato, trabalho mais e melhor que antes.
Apesar de tudo que eu e minha familia passamos, eu sou mais feliz hoje que antes. Como teria sido o resultado se eu tivesse optado pela cirurgia tradicional aberta? Só Deus para responder.

Se eu puder ser de alguma ajuda à alguem para mais informações sobre o tratamento e meu estado atual, por favor, fiquem à vontade para me mandar um e-mail para <procopio @ dtslatin.com> ou mesmo para <roberto_procopio @ uol.com.br>. Se quiserem me ligar em casa, o numero é + 55 11 3746-9389.

Desejo o melhor para todos,

Roberto Procopio
Brasil, 7/99

©

Back to Patient Directory

Last Edited: Friday, November 01, 2002